quinta-feira, 16 de agosto de 2007

CONHEÇA O GRUPO GenTE

O grupo de estudos e pesquisa GenTE (Gêneros Textuais e Ensino de Língua Materna e Língua Estrangeira) é constituído por professores e acadêmicos da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – Paraná (FAFIUV) interessados no estudo e na pesquisa sobre Gêneros Textuais/Discursivos, seja para realizarem um trabalho efetivo em sala de aula aplicando as teorias sobre gêneros, ou para desenvolver um arcabouço teórico que abrange os conceitos básicos do trabalho com o texto, baseados, basicamente, nos estudos de Bakhtin ([1992] 1997).
O grupo existe desde 2003, quando uma equipe de professores, entre eles os professores Acir Mário Karwoski, Karin S. Brito e Beatriz Gaydeczka, que prosseguiram durante três anos como pesquisadores e incentivadores do grupo, resolveram iniciar uma discussão em torno da então pouco explorada teoria dos Gêneros Textuais/Discursivos. Aos poucos, acadêmicos e demais ex-alunos de Letras da FAFIUV foram integrando-se ao grupo, desenvolvendo leituras, discussões e projetos de pesquisa abrangendo os conceitos de gênero.
O GenTE constitui, hoje, uma dos mais importantes grupos de pesquisa e estudos sobre Gêneros no Brasil. Durante o ano de 2003 o grupo participou das acirradas discussões apresentadas no I Simpósio Internacional de Lingüística Contrativa e Gêneros Textuais (SELIC & GET), realizado pela Universidade Estadual de Londrina, neste simpósio foram discutidos inúmeros caminhos a serem seguidos pelas teorias dos Gêneros Textuais/Discursivos, assim os principais teóricos e estudiosos da área decidiram que deveria existir um evento destinado somente aos estudos dos Gêneros.
Então, em 2004, o GenTE, sobre a coordenação do professor Acir Mário Karwoski, realizou na FAFIUV o SIGET – II Simpósio Nacional de Estudos dos Gêneros Textuais. O primeiro grande evento, no Brasil, somente sobre Gêneros Textuais/Discursivos, com a participação dos maiores pesquisadores desta área, entre eles: Luiz Antônio Marcuschi, Adair Bonini, Roxane Rojo, Déssirée Motta-Roth, Elvira Lopes Nascimento, Vera Lúcia Lopes Cristovão, Anna Cristina Bentes, Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, José Luiz Meurer, Ângela Paiva Dionísio, Maria do Carmo Martins Fontes, Judith C. Hoffnagel entre outros.
Este evento deu origem a duas importantes obras sobre o assunto: Gêneros Textuais: Teorias e Práticas II, organizada por Vera Lúcia Lopes Cristóvão e Elvira Lopes Nascimento, os artigos publicados neste volume visam contribuir para a disseminação de textos científicos relevantes para a consolidação de nossos conhecimentos nas diferentes áreas arroladas no evento e para a formação de novos grupos de pesquisa na área de estudos de gênero textual; e Gêneros Textuais: reflexões e ensino organizada pelos professores Acir Mário Karwoski, Karin S. Brito e Beatriz Gaydeczka, membros do GenTE, esta obra tem por objetivo incentivar estudantes, professores e demais estudiosos da linguagem a iniciarem ou aprofundarem as pesquisas acerca dos Gêneros Textuais, colocando à sua disposição alguns textos com grande valor (in)formativo.
Durante os anos de 2005 e 2006 o GenTE desenvolveu alguns trabalhos relevantes, entre eles a divulgação das teorias entre os acadêmicos de Letras da FAFIUV, bem como aos pós-graduandos, que desenvolveram inúmeros trabalhos sobre assunto (trabalhos de conclusão de curso, monografias e artigos), ampliando, assim, os conceitos teóricos e práticos sobre Gêneros. Também durante estes anos, o grupo se dedicou a pesquisas e discussões, selecionando, também, novos membros, sempre participando de eventos de grande relevância, entre eles o III SIGET, desta vez de caráter internacional, com a presença de grandes pesquisadores, realizado na Universidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul em 2005.
Neste ano de 2007, o grupo se dedicou, novamente, aos estudos, discussões dos textos e aplicação dos projetos de pesquisa. O GenTE está trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória, dando apoio pedagógico aos professores municipais na forma de oficinas de produção textual, realizando, assim, um trabalho de divulgação da teoria e da pesquisa com Gêneros Textuais/Discursivos.

Por Atílio A. Matozzo (16/08/2007)

Nenhum comentário: