quinta-feira, 16 de agosto de 2007

ALGUMAS REFERÊNCIAS PARA VOCÊ INICIAR OS SEUS ESTUDOS

Por Atílio A. Matozzo (16/08/2007)

Quem estuda os Gêneros Textuais/Discursivos sabe que o primeiro passo deve ser dado em direção aos comentaristas das grandes teorias, assim selecionamos algumas obras para que os interessados possam iniciar seus estudos sobre Gêneros. Essas obras são organizadas por grandes estudiosos do assunto e contam com a participação de todos os grandes teóricos do Brasil e do mundo.


KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

A obra Gêneros Textuais: Reflexões e Ensino contempla relatos de pesquisas e instigantes reflexões realizados em diversas universidades brasileiras, a fim de que seja possível contribuir para lançar novos olhares sobre questões relacionadas aos gêneros textuais que, segundo o Prof. Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) são um tipo de “gramática social”, isto é, uma gramática da enunciação. O binômio reflexão e ensino é a linha que norteia os demais artigos nas suas mais diferentes abordagens, como é o caso da análise dos gêneros multimodais e do multiletramento; da questão dos gêneros discursivos no contexto do ensino da leitura e da produção de textos; dos gêneros do jornal; da produção de materiais didáticos para a Educação de Jovens e Adultos ou, ainda, do letramento digital e sua relação com os gêneros do discurso. A obra tem por objetivo incentivar estudantes e professores e demais estudiosos da linguagem a iniciarem ou aprofundarem as pesquisas acerca dos gêneros textuais, colocando à sua disposição alguns textos com grande valor (in)formativo.


COSTA, M. H. A.; CAVALCANTE, M. M.; FILHO, V. C.; JAGUARIBE, V. M. F. Texto e discurso sob múltiplos olhares: gêneros e seqüências textuais. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007

A obra Texto e Discurso Sob Múltiplos Olhares, organizada em dois volumes, reúne uma significativa amostra da produção científica do Grupo de Pesquisa PROTEXTO. Dentro da linha de pesquisa Práticas discursivas e estratégias de textualização, o PROTEXTO vem se consolidando como grupo e desenvolvendo estudos do texto e do discurso em diversos níveis de caracterização formal e funcional. Os dez capítulos que compõem a obra podem ser divididos em dois blocos. No primeiro, reúnem-se sete abordagens investigativas que tratam teoricamente dos processos referenciais, das suas funções dentro de determinados gêneros e também da aplicação desses processos a práticas escolares de ensino de língua portuguesa. O segundo grupo é constituído por três estudos do discurso literário em diferentes perspectivas.


CRISTÓVÃO, V. L. L.; NASCIMENTO, E. L. (orgs.). Gêneros textuais: teoria e prática II. Palmas e União da Vitória: Kaygangue, 2005.

Gêneros Textuais: Teoria e Prática II é uma publicação que reúne trabalhos apresentados em forma de comunicação no II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais – SIGET, realizado em 2004 na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - PR. Os artigos publicados neste volume visam contribuir para a disseminação de textos científicos relevantes para a consolidação de nossos conhecimentos nas diferentes áreas arroladas no evento e para a formação de novos grupos de pesquisa na área de estudos de gênero textual.



MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTHA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005.


O objetivo principal da obra é estabelecer um mapeamento dos principais conceitos, termos e explicações disponíveis nesse campo de estudos. Os autores buscaram reunir e analisar arcabouços teóricos de várias origens e épocas, em sua grande maioria ainda não publicados em português, para trazer aos leitores interessados no ensino e no uso da linguagem um painel rico e pluralista sobre o conceito de gênero textual/discursivo. Os 12 capítulos foram agrupados sob três termos gerais: abordagens sócio-semióticas, sócio-retórica e sócio-discursivas. A publicação dessa obra vem enriquecer os estudos sobre gêneros textuais, que vêm crescendo nos últimos tempos. À medida que mais claramente pudermos descrever e explicar o uso de gêneros - integrando ou não teorias de gêneros sob perspectivas diversas - talvez mais claramente possamos perceber e explorar como a linguagem se entrelaça com a vida.

Nenhum comentário: