sexta-feira, 13 de junho de 2008

Novo livro traz textos inéditos de Luiz Antônio Marcuschi


PRODUÇÃO TEXTUAL, ANÁLISE DE GÊNEROS E COMPREENSÃO
Luiz Antônio Marcuschi



Este trabalho contém a quarta versão dos materiais para o curso de Lingüística 03 ministrado na graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, no segundo semestre de 2005. Constam aqui estudos muitas vezes inacabados e idéias preliminares. Os temas estão distribuídos em três partes com tópicos interligados, a saber:


(i) Produção textual com ênfase na lingüística de texto de base cognitiva;
(ii) Análise sócio-interativa de gêneros textuais no contínuo fala-escrita;
(iii) Processos de compreensão textual e produção de sentido.


As noções de língua, texto, gênero, compreensão e sentido, bem como o enfoque geral da abordagem, situam-se na perspectiva da visão sociointeracionista da língua. Este tipo de visão recusa-se a considerar a língua como um sistema autônomo e como simples forma. Aqui, a linguagem é vista como um conjunto de atividades e uma forma de ação.


Espero que estas notas de trabalho tragam a todos algum proveito e que ajudem a acompanhar as aulas com mais segurança e maior interação para que ocorra a desejável construção coletiva de conhecimento, superando a simples transmissão ou repetição do já sabido.


Tendo em vista o interesse aplicativo e o alto potencial prático que estas análises comportam, será dada, ao longo do curso, atenção especial aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nos momentos específicos de tratar a língua, o texto, os gêneros e a compreensão textual.


A visão adotada toma a língua como um conjunto de práticas enunciativas e não como forma descarnada. Todo uso autêntico da língua é feito em textos produzidos por sujeitos históricos e sociais de carne e osso, que mantêm algum tipo de relação entre si e visam a algum objetivo comum.

2 comentários:

Anônimo disse...

sell HZnBBmbU [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/]gucci outlet[/URL] for promotion code OtIoMVDh [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ ] http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ [/URL]

Anônimo disse...

you will like lBwkbJUz [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/]replica handbag[/URL] to get new coupon kBvskuyV [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ ] http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ [/URL]